Data: 24/11/2019 à 28/11/2019
Local: Foz do Iguaçu - PR
ISSN: 2318-0358
Mais informações: https://eventos.abrh.org.br/xxiiisbrh/
ANÁLISE TEMPORAL DO IMPACTO DA PISCICULTURA CONTINENTAL NA QUALIDADE DE ÁGUA: SUB-BACIA SÃO FRANCISCO VERDADEIRO, (TRIBUTÁRIO RESERVATÓRIO ITAIPU, PARANÁ, BRASIL)
Código
XXIII-SBRH1601
Autores
Cristiane Fiorentin Dotto Veiga, ANDRÉ LUIZ WATANABE, Simone Frederigi Benassi, Celso Carlos Buglione Neto, Jussara Elias de Souza, Letícia Renata Gonsaga, Charles Diego de Souza, Ana Carolina Kamer, Werner Siegfried Hanisch, ROSELI FREDERIGI BENASSI
Tema
07 - Qualidade da água
Resumo
A aquicultura paranaense se destacada no cenário nacional, pelas características do arranjo produtivo (pequenos produtores/cooperativismo), pela expressiva taxa de crescimento do setor e aos altos índices de produtividade, principalmente no Oeste Paranaense. Por ser considerada uma das atividades agropecuárias mais impactantes aos corpos d´águas, cria-se a necessidade de monitorar, prever, agir e mitigar possíveis impactos, contribuindo à conservação e segurança hídrica. O objetivo deste trabalho foi investigar, temporalmente, alterações nos padrões de qualidade de água, em detrimento do aumento da produção aquícola na sub-bacia do Rio São Francisco Verdadeiro, afluente do reservatório de Itaipu. A coleta de dados do monitoramento de água foi realizada trimestralmente, em 6 estações. Foram utilizados series dos parâmetros: fósforo total, turbidez e índice de Estado Trófico (IET). Também foram apresentadas informações de produção aquícola e de outorgas de água para este fim. Mesmo com o aumento substancial da produtividade aquícola (59,9% em 4 anos), e da grande quantidade de outorga para uso na aquicultura, não foram detectadas alterações nos padrões de qualidade de água. Ressalta-se ainda que a qualidade da água do corpo d água avaliado manteve-se em conformidade com os padrões Classe 2 da resolução CONAMA nº 357/2005, para as variáveis avaliadas.