Data: 24/11/2019 à 28/11/2019
Local: Foz do Iguaçu - PR
ISSN: 2318-0358
Mais informações: https://eventos.abrh.org.br/xxiiisbrh/
COMPARAÇÃO ENTRE AS VARIAÇÕES DAS RESERVAS REGULADORAS E AS VAZÕES DOS NÍVEIS DE BASE NO AQUÍFERO URUCUIA UTILIZANDO O MÉTODO DE LYNE & HOLLICK- PROJETO RIMAS - SGB/CPRM.
Código
XXIII-SBRH1513
Autores
PAULO CESAR CARVALHO MACHADO VILLAR, GEORGE RODRIGUES DE SOUSA ARAÚJO, CRISTIANE NERES SILVA, Hiram Jacques Alves de Rezende, VITOR HUGO SERRAVALLE REIS RODRIGUES, FRANCISO INÁCIO NEGRÃO, Cristovaldo Bispo dos Santos
Tema
02 - Hidrologia
Resumo
A área da pesquisa abrange as sub-bacias dos rios de Ondas, Fêmeas e rio Grande, o que representa 25% da área total do Sistema Aquífero Urucuia no Estado da Bahia. Nestas sub-bacias foram perfurados 38 (trinta e oito) poços, para a Rede Integrada de Monitoramento de Águas Subterrâneas (RIMAS) / SGB ? CPRM, equipados com datalogger?s automáticos que monitoram as variações dos níveis estáticos a cada hora. Foram utilizados para este trabalho, 14(quatorze) poços assim distribuídos: 05 (cinco) na sub-bacia do rio de ondas; 04(quatro) na sub-bacia do rio das Fêmeas e 05(cinco) na sub-bacia do rio Grande, selecionados por possuírem dados mais representativos, das variações máximas e mínimas no período do ano hidrológico de 2012 / 2013 e 2013/2014, que permitiram os cálculos preliminares das reservas reguladoras e sua comparação com os resultados das reservas obtidas através da variação dos níveis de base do rio de Ondas; rio das Fêmeas e rio Grande, pelo método de LYNE & HOLLICK (1979), baseado na separação de hidrogramas de estações fluviométricas, principal objetivo deste trabalho.