XXIII SBRH - Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos

Data: 24/11/2019 à 28/11/2019
Local: Foz do Iguaçu - PR
ISSN: 2318-0358
Mais informações: https://eventos.abrh.org.br/xxiiisbrh/

APRENDIZADO DE RECURSOS HÍDRICOS BASEADO EM PROBLEMAS: ANTÍDOTO AO PARADOXO DA 'GERAÇÃO WIFI-SEM-APRENDIZ' ?

Código

XXIII-SBRH1369

Autores

Eduardo Mário Mendiondo

Tema

Ensino em Recursos Hídricos no Brasil

Resumo

Taxas de desemprego no Brasil, contrastando com vagas não preenchidas para aprendizes em áreas de engenharias, chamam a atenção para políticas de educação visando aprendizado baseado em problemas (Problem-based Learning, PBL). Um PBL colabora com professores e alunos, como co-aprendizes, para potenciar problemas de engenharia de recursos hídricos, na sala de aula, no currículo e no projeto político pedagógico da graduação. Assim, PBL precogniza uma faixa de alternativas de aprendizado, como também pressupõe a disponibilidade dos aprendizes de tirarem vantagem da prática, do empirismo e da teoria (PET). Por um lado, contudo, os atuais programas de graduação e os conteúdos de aulas evidenciam obstáculos para um PBL apropriado. Por outro lado, o pseudo-academicismo retirado da internet sem uma elicitação supervisionada de conteúdos, dado pela excessiva facilidade de dispositivos WI-FI, primeira- e contraditoriamente direcionam a atenção por contextos de problemas ideais, mas que não priorizam experiências práticas e a transmissão empírica na sala de aula. Estamos assistindo o paradoxo de excesso de WI-FI sem o real engajamento de co-aprendizes por aprender com problemas (PBL)? Esta contribuição brevemente apresenta casos extraídos da sala de aula, com sucessos e insucessos, usando métodos mistos (PET), em provas e em avaliações com atitudes de co-aprendizagem, com vantagens e desvantagens, na área de recursos hídricos. Estes exemplos mistos (PET) direcionam-se a um mercado de trabalho dinâmico, onde criatividade, emprendedorismo e diversidade, são habilidades básicas de PBL que precisam ser inseridas nos estágios iniciais dos cursos e das ementas das aulas, e não serem deixadas para depois.

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