XXIII SBRH - Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos

Data: 24/11/2019 à 28/11/2019
Local: Foz do Iguaçu - PR
ISSN: 2318-0358
Mais informações: https://eventos.abrh.org.br/xxiiisbrh/

COMPARAÇÃO DE METODOLOGIAS PARA DETERMINAÇÃO DA VAZÃO DE REFERÊNCIA Q95 NA FOZ DA BACIA DE CAPTAÇÃO SUPERFICIAL DO RIO MEIA PONTE, GOIÁS.

Código

XXIII-SBRH1256

Autores

Michelle da Silva Honório, Roberta Vieira Nunes Pinheiro, Paulo Sérgio Scalize, Klebber Teodomiro Martins Formiga

Tema

01 - Planejamento e Gestão de Recursos Hídricos

Resumo

Para se obter o conhecimento da disponibilidade hídrica, preferencialmente, utiliza-se dados de séries históricas de vazão dos mananciais de interesse, todavia, a maioria das bacias hidrográficas brasileiras não possuem monitoramento fluviométrico suficiente. Nesses casos é necessário utilizar técnicas de transposição de dados de uma região para outra, ferramenta denominada como regionalização de vazão. Com isso, esse trabalho teve como objetivo comparar o método proposto pela Secretaria Estadual de Recursos Hídricos (SERH) de Goiás com o método de regionalização para determinar a vazão de referência (Q95) na foz da Bacia de Captação Superficial do rio Meia Ponte. A SERH recomenda a utilização da Q95 específica que para a bacia do rio Meia Ponte é igual a 4,32 L/s.km², já para a regionalização foram utilizados dados de 8 estações fluviométricas. Concluiu-se que as vazões de referência obtidas pelos métodos analisados apresentaram valores diferentes, sendo que o valor apresentado pela Equação da Regionalização proposta nessa pesquisa foi 7,32% menor que o valor apresentado pela SERH. Desta forma recomenda-se realizar a medição da vazão in loco e a adoção de outros métodos de regionalização de vazão a fim de conferir quais equações se enquadram melhor na região.

© 2024 - Todos os direitos reservados - Sistema de publicação de trabalhos técnico ABRHidro - Associação Brasileira de Recursos Hídricos
Desenvolvido por Pierin.com