Data: 24/11/2019 à 28/11/2019
Local: Foz do Iguaçu - PR
ISSN: 2318-0358
Mais informações: https://eventos.abrh.org.br/xxiiisbrh/
PERCEPÇÃO DE ALUNOS DE ESCOLAS PÚBLICAS DE SALINAS - MG, SOBRE HIDROLOGIA, RECURSOS HÍDRICOS E USO RACIONAL DA ÁGUA
Código
XXIII-SBRH1143
Autores
Myrian Oliveira Costa, Diana Marques Silva, Gleisiany Nunes Gomes, Emilly Soares Gomes da Silva, Chirleide Francisca de Oliveira, Ronaldo Medeiros dos Santos, Marcelo Rossi Vicente, Vinícius Orlandi Barbosa Lima
Tema
13 - Tópicos Especiais
Resumo
A ocorrência natural da oferta de água nem sempre corresponde às demandas locais, formando-se, assim, cenários de escassez, cujo enfrentamento exige medidas de gestão e controle. Para a efetividade dessas medidas, é vital a participação da sociedade, uma vez que ações partidas de órgãos e poderes públicos podem não surtirem efeitos, se não forem absorvidas pela comunidade. Uma das formas mais efetivas de promover a participação da sociedade na gestão da água é a educação ambiental, sobretudo quando voltada a crianças, adolescentes e jovens. Nesse contexto, o objetivo do presente trabalho foi avaliar o nível de percepção de alunos da rede pública de educação do município de Salinas, na região do Vale do Jequitinhonha, em Minas Gerais, sobre hidrologia, recursos hídricos e uso racional da água, como ponto de partida à elaboração de abordagens educativas. A metodologia compreendeu a elaboração e aplicação de testes, a avaliação do desempenho de alunos de diferentes idades/etapas escolares e a proposição de uma atividade educativa direcionada às deficiências de conhecimento observadas. Os resultados preliminares indicaram que a maioria dos alunos avaliados apresenta nível satisfatório de percepção sobre os temas em questão, com, no entanto, dois temas chave a serem melhor trabalhados nas escolas.