Data: 24/11/2019 à 28/11/2019
Local: Foz do Iguaçu - PR
ISSN: 2318-0358
Mais informações: https://eventos.abrh.org.br/xxiiisbrh/
ENSINO DE HIDROLOGIA EM ESCOLAS: ESTUDO DE CASO NO MUNICÍPIO DE MAQUINÉ/RS
Código
XXIII-SBRH1138
Autores
Franciele Maria Vanelli, Isabela Zini de Oliveira, Masato Kobiyama, João Vicente zANCAN Godoy
Tema
Ensino em Recursos Hídricos no Brasil
Resumo
A educação e o conhecimento sobre as ciências pertinentes ao solo e à água contribuem para a conscientização de melhores práticas para conservação dos recursos naturais. Uma das alternativas é a implementação de uma bacia-escola, com a utilização de ferramentas lúdicas e criativas. O presente trabalho atuou numa escola de interação urbana/rural, realizando duas visitas, aplicando metodologia expositiva dialogada. Foram realizadas atividades para esclarecer conceitos teóricos sobre a representação de processos hidrológicos, de movimentos de massa e de erosão. Para verificação da efetividade da abordagem empregada foi aplicado um questionário antes (primeira visita) e depois da atividade (segunda visita). Sugere-se maior efetuação de atividades demonstrativas com participação ativa do/da estudante, além da essencial atuação dos professores e das professoras, enquanto agentes multiplicadores, dessa forma, podem colaborar para ampliar a compreensão dos conceitos. Os resultados dos questionários sugerem também que o uso de metodologias expositivas dialogadas contribui para assimilação do conhecimento.