XXIII SBRH - Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos

Data: 24/11/2019 à 28/11/2019
Local: Foz do Iguaçu - PR
ISSN: 2318-0358
Mais informações: https://eventos.abrh.org.br/xxiiisbrh/

Tendência temporal de qualidade de água dos parâmetros fósforo e nitrogênio em mananciais superficiais utilizados para abastecimento público.

Código

XXIII-SBRH1079

Autores

Murilo Brazzali Rodrigues, Glaucia de Laia Nascimento Sá, José Antonio Tosta dos Reis, Andréia Ruas das Neves

Tema

07 - Qualidade da água

Resumo

O estudo da evolução temporal da tendência de parâmetros de qualidade de água que conformam séries históricas de monitoramento de mananciais para abastecimento público constitui o principal objetivo deste trabalho. Foram considerados 8 (oito) pontos de monitoramento de qualidade de água localizados na bacia hidrográfica do rio Jucu, curso d?água de domínio do estado do Espírito Santo, nos quais foram avaliadas as tendências de variação dos parâmetros nitrato, nitrogênio amoniacal, nitrogênio total e fósforo. As extensões das séries históricas variam conforme o ponto de monitoramento, compreendidas majoritariamente no período de 2005 a 2017. As análises de tendência temporal foram conduzidas a partir dos testes estatísticos não paramétricos de Spearman e Mann-Kendall, sendo aplicado previamente o teste de normalidade de Shapiro-Wilk. Os resultados dos testes não paramétricos aplicados indicaram que não há uma tendência uniforme no comportamento de variação temporal para os parâmetros de qualidade de água para os pontos de monitoramento analisados.

© 2024 - Todos os direitos reservados - Sistema de publicação de trabalhos técnico ABRHidro - Associação Brasileira de Recursos Hídricos
Desenvolvido por Pierin.com