XXIII SBRH - Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos

Data: 24/11/2019 à 28/11/2019
Local: Foz do Iguaçu - PR
ISSN: 2318-0358
Mais informações: https://eventos.abrh.org.br/xxiiisbrh/

AVALIAÇÃO PRELIMINAR DA DESCARGA SÓLIDA EM SUSPENSÃO NO RIO JUNDIAÍ, VISANDO A IMPLEMENTAÇÃO DE UM SISTEMA DE MONITORAMENTO CONTINUO BASEADO EM DADOS DE TURBIDEZ.

Código

XXIII-SBRH1020

Autores

Luis Fernando Murillo Bermúdez, ANDRE LUIS SOTERO SALUSTIANO MARTIM

Tema

06 - Hidrossedimentologia

Resumo

O uso de turbidez como medida de concentração de sedimentos em suspensão (CSS) já vem sendo documentada em diversos trabalhos nas últimas décadas, contudo, no Brasil ainda é pouca a experiência em relação a esta técnica. Com a intenção de implementar no Rio Jundiaí, município de Campo Limpo Paulista, SP, um monitoramento continuo de descarga sedimentar em suspensão (QSS) em função de dados de turbidez, este informe visa escolher um protocolo de medição coerente com a bibliografia existente, tendo também em consideração as características físicas presentes nesta bacia para o desempenho ótimo dos recursos e procedimentos. Consequentemente escolheu-se dois locais de amostragem hidrossedimentométrica, onde calculou-se dados de CSS, vazão (Q), QSS que demostram a viabilidade técnica para o desenvolvimento de possíveis correlações futuras.

© 2024 - Todos os direitos reservados - Sistema de publicação de trabalhos técnico ABRHidro - Associação Brasileira de Recursos Hídricos
Desenvolvido por Pierin.com