XXIII SBRH - Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos

Data: 24/11/2019 à 28/11/2019
Local: Foz do Iguaçu - PR
ISSN: 2318-0358
Mais informações: https://eventos.abrh.org.br/xxiiisbrh/

Análise de desempenho dos modelos SHALSTAB, SINMAP e TRIGRS para a avaliação da suscetibilidade a escorregamentos translacionais nas bacias Taboão e Matador, Rio do Sul (SC)

Código

XXIII-SBRH0963

Autores

Leonardo Rodolfo Paul, Gean Paulo Michel, Bruno Henrique Abatti

Tema

Desastres

Resumo

Os movimentos de massa são processos naturais de evolução da paisagem, os quais podem afetar comunidades e causar grandes danos à sociedade. Os escorregamentos translacionais rasos representam um dos movimentos de massa mais comuns e normalmente são deflagrados por chuvas intensas. Portanto, é importante utilizar ferramentas que permitam identificar os locais suscetíveis a esse tipo de fenômeno de maneira fidedigna à realidade. Dentre essas ferramentas, existem três modelos bastante utilizados: SHALSTAB, TRIGRS e SINMAP. Este trabalho procurou avaliar o desempenho desses modelos aplicando-os às bacias Taboão e Matador no município de Rio do Sul/SC. O desempenho das simulações foi avaliado por índices de acerto e de erro. Ao comparar os mapas que indicam as instabilidades, percebe-se que o modelo SHALSTAB conseguiu uma melhor relação entre acertos e erros (7,11), seguido do TRIGRS (6,62), enquanto o SINMAP possui o menor desempenho (5,44). Conclui-se que em casos de escassez de dados, é aconselhável optar pelo modelo SHALSTAB, uma vez que exige poucas informações de entrada e apresenta resultados satisfatórios.

© 2024 - Todos os direitos reservados - Sistema de publicação de trabalhos técnico ABRHidro - Associação Brasileira de Recursos Hídricos
Desenvolvido por Pierin.com