Data: 24/11/2019 à 28/11/2019
Local: Foz do Iguaçu - PR
ISSN: 2318-0358
Mais informações: https://eventos.abrh.org.br/xxiiisbrh/
Estratégia pedagógica: resolução de problemas de recursos hídricos sob abordagem holística.
Código
XXIII-SBRH0887
Autores
Érick Rúbens Oliveira Cobalchini, Gabriela Gesualdo, Jullian Souza Sone, Eduardo Mário Mendiondo, Alex Naoki Asato Kobayashi, Yuri Batista Ishizawa, Thalita Raquel Pereira de Oliveira, Tassiana Halmenschlager Oliveira, Hailton César Pimentel Fialho, Bruno José de Oliveira Sousa, Edna Lizeth Higuera Castro
Tema
Ensino em Recursos Hídricos no Brasil
Resumo
O ensino e aprendizado nos cursos de Engenharia, costumeiramente, compreendem muitas simplificações. Apesar de utilizada para a compreensão do fenômeno estudado, contemplar aspectos interdisciplinares está intimamente ligado à resolução de problemas de fenômenos naturais, dentre eles, recursos hídricos. No entanto, pouco se observa da utilização de problemas que englobem diversas facetas e contemplem a real extensão e intensidade do objeto de estudo. O objetivo deste trabalho é apresentar uma atividade pedagógica que aplica e valoriza a interdisciplinaridade no ensino de recursos hídricos a fim de desenvolver o senso crítico de futuros tomadores de decisão. A atividade proposta contempla a estimativa de precipitação, evapotranspiração, resolução de balanço hídrico e a avaliação de diferentes cenários com aumento de temperatura, populacional e alteração do uso do solo, avaliando, também as penalidades para déficit ou excesso de água. A análise dos diversos cenários por meio de uma matriz de contingência permite a visualização evolutiva de cada variável e indica a influência que ela exerce sobre a variável em estudo. O presente trabalho nos permitiu refletir, como futuros gestores e tomadores de decisão, sobre qual a melhor intervenção do ponto de vista social, ambiental e econômico.