Data: 24/11/2019 à 28/11/2019
Local: Foz do Iguaçu - PR
ISSN: 2318-0358
Mais informações: https://eventos.abrh.org.br/xxiiisbrh/
OS CAMINHOS DA ÁGUA: POSSIBILIDADES PARA O DESENVOLVIMENTO DE CONCEITOS CIENTÍFICOS E GEOCIENTÍFICOS NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES, EM LUÍS ANTÔNIO/SP
Código
XXIII-SBRH0491
Autores
Alessandra Rodrigues, Ana Rosa J de Souza
Tema
Ensino em Recursos Hídricos no Brasil
Resumo
O estudo presente se encontra inserido no campo do currículo (SACRISTÁN, 2000), e será apresentado, visando discutir sobre possibilidades de atividades diversificadas no ensino de Ciências, como a análise de materiais e aulas de campo que proporcionem aos alunos o desenvolvimento do senso crítico, formulem hipóteses sobre o local à sua volta e ainda construam relações entre o ambiente atual e seu passado (TEIXEIRA, W., et al, 2009). Assim, no contexto da participação no Grupo de pesquisa colaborativa ?Interdisciplinaridade e Ciência do Sistema Terra como Eixos para o Ensino Básico?, desenvolvemos estudos e pesquisas com professores em formação continuada tomando o local como fonte histórica e de dados, nas diversas áreas do conhecimento, tendo as Geociências como eixo integrador das disciplinas curriculares. E juntos desenvolvemos atividades educativas com professores da Educação Básica, da rede municipal de Luis Antônio/SP. Tais atividades foram realizadas na área rural e urbana do município, onde foi identificada a extração, os caminhos da água e o estudo para identificar como ocorria o abastecimento para a população na formação da cidade, visto que, não há rios nas proximidades para que a população realizasse a captação de água.