XXIII SBRH - Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos

Data: 24/11/2019 à 28/11/2019
Local: Foz do Iguaçu - PR
ISSN: 2318-0358
Mais informações: https://eventos.abrh.org.br/xxiiisbrh/

EFICIÊNCIA DE PROJETOS DE REABILITAÇÃO DE RIOS URBANOS NO BRASIL: UM ESTUDO DE CASO DO PROGRAMA DRENURBS - BELO HORIZONTE (MG)

Código

XXIII-SBRH0476

Autores

Moana Teixeira Rothe-Neves, Diego Rodrigues Macedo, Marcos Callisto

Tema

08 - Águas Urbanas

Resumo

O Programa DRENURBS foi parte do Plano Diretor de Drenagem Urbana da cidade de Belo Horizonte e contemplou a sub-bacia do Córrego do Onça de 2003 a 2010, onde estão localizam-se os córregos Baleares, Primeiro de Maio e Nossa Senhora da Piedade. O objetivo foi avaliar a eficiência do DRENURBS no processo de reabilitação de três córregos urbanos, comparando o momento imediatamente após a reabilitação (2008) com estado atual (2018), incluindo três outros riachos em condições de referência localizados em parques urbanos. Aplicamos um protocolo de avaliação rápida de habitats físicos, mensuramos parâmetros físicos e químicos na coluna d?água e coletamos bioindicadores bentônicos nos 6 riachos. Com base na análise comparativa dos dados biológicos atuais com os coletados há 10 anos e, também, em comparação às condições de referência, o projeto de reabilitação realizado nos três córregos urbanos resultou em melhoria quanto à qualidade de água, aumento da riqueza de invertebrados bioindicadores, incluindo organismos tolerantes a poluição orgânica.

© 2024 - Todos os direitos reservados - Sistema de publicação de trabalhos técnico ABRHidro - Associação Brasileira de Recursos Hídricos
Desenvolvido por Pierin.com