Data: 24/11/2019 à 28/11/2019
Local: Foz do Iguaçu - PR
ISSN: 2318-0358
Mais informações: https://eventos.abrh.org.br/xxiiisbrh/
NASCENTE DA MURITIBA: UMA ESTRATÉGIA DIDÁTICO-PEDAGÓGICA NO ENSINO DE RECURSOS HÍDRICOS
Código
XXIII-SBRH0460
Autores
JOCINEIA SOUZA DA CONCEIÇÃO SANTOS, Rita de Cassia Melo mendes Cerqueira, GERONEUSA CERQUEIRA DO ESPÍRITO SANTO, Carlos César Uchôa de Lima, Joselisa Maria Chaves
Tema
Ensino em Recursos Hídricos no Brasil
Resumo
Esse trabalho tem como objetivo compreender a percepção da comunidade sobre a importância da água da nascente da Muritiba, situada no município baiano de Lençóis, na Bahia. Essa pesquisa pretende contribuir para a formação de cidadãos críticos, a fim de lhes proporcionar desenvolver uma visão sistêmica acerca da temática e suas implicações sociais. A metodologia aplicada possui uma abordagem qualitativa, exploratória e de caráter bibliográfico. Foi fundamentada em uma visita de campo, pesquisa bibliográfica e diálogos entre os docentes e discentes da disciplina Recursos Hídricos do Mestrado Profissional em Rede Nacional para Ensino das Ciências Ambientais. Após análises com os dados obtidos na pesquisa, ficou evidenciado que o sistema ambiental da Fonte de Muritiba encontrava-se vulnerável devido a várias intervenções, tais como o desmatamento, a expansão urbana. Além, de outros impactos que podem afetar a disponibilidade hídrica, como o crescimento populacional, o regime de precipitação e as mudanças climáticas. Sendo assim, nota-se a necessidade de continuidade desse estudo com monitoramento da qualidade ambiental da fonte, e atividade de alerta seja do poder público para essas questões, seja no contexto educacional, levando em conta a Educação Ambiental crítica que possibilite junto à população local para a preservação desse bem público.