Data: 24/11/2019 à 28/11/2019
Local: Foz do Iguaçu - PR
ISSN: 2318-0358
Mais informações: https://eventos.abrh.org.br/xxiiisbrh/
Avaliação de dados de qualidade de água no período pré e pós o enchimento do reservatório da UHE Colíder, rio Teles Pires, MT.
Código
XXIII-SBRH0392
Autores
Ana Carolina Wosiack, Ana Carolina Canossa Becker, Alcides Conte Neto, Marianne Schaefer França Sieciechowicz, Cicero Martins Junior, Nicole M. Brassac de Arruda
Tema
07 - Qualidade da água
Resumo
A construção de usinas hidrelétricas é marcada por eventos bastante significativos, dentre eles destacam-se a formação do lago e o enchimento do reservatório. Durante a formação de reservatórios artificiais, podem ocorrer alterações na qualidade da água devido à submersão dos solos e da vegetação, sendo este um dos principais impactos sobre o ecossistema. Nesse contexto, avaliou-se a qualidade da água do rio Teles Pires antes e após a construção de barramento da UHE Colíder. Dados do monitoramento de qualidade de água na região do empreendimento, cedidos pela concessionária responsável, foram avaliados. Visando avaliar possíveis alterações na característica das águas, entre as fases rio, supressão vegetal e reservatório foi utilizado o teste de Kruskal-Wallis e o teste da Menor Diferença Significativa (LSD) com o procedimento de correção de Holm-Bonferroni, para as comparações múltiplas. Das variáveis analisadas, as que apresentaram diferenças entre as fases foram: cálcio total, carbono orgânico total (COT), cloreto total, coliformes termotolerantes, coliformes totais, condutividade, fósforo total, nitrato, nitrito, nitrogênio amoniacal, nitrogênio total, ortofosfatos, oxigênio dissolvido, profundidade do ponto, disco de Secchi, temperatura, turbidez.