XXIII SBRH - Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos

Data: 24/11/2019 à 28/11/2019
Local: Foz do Iguaçu - PR
ISSN: 2318-0358
Mais informações: https://eventos.abrh.org.br/xxiiisbrh/

INFLUÊNCIA DA RESOLUÇÃO ESPAÇO-TEMPORAL DAS ESTIMATIVAS DE PRECIPITAÇÃO DE UM RADAR METEOROLÓGICO BANDA-S DE DUPLA POLARIZAÇÃO.

Código

XXIII-SBRH0252

Autores

KLEBER LOPES DA ROCHA FILHO, FLAVIO CONDE, CRISTIANE PIRES ANDRIOLI, André Sandor Kajdacsy Balla Sosnoski

Tema

10 - Hidrometeorologia, Mudanças Climáticas e Impactos nos Recursos Hídricos

Resumo

A precipitação é uma variável estocástica com grande variabilidade espaço-temporal sua estimativa é de grande importância para uma representação adequada de processos de geração de vazão em ambientes diversos, especialmente em ambientes urbanos onde as resoluções necessárias são elevadas. Redes de pluviômetros medem a precipitação pontualmente, mas não são capazes de representar a variabilidade espacial da mesma. Radares meteorológicos produzem estimativas de precipitação com alta resolução espaço-temporal, porém com diversas fontes de incerteza. Nesse trabalho foram avaliadas as incertezas nas estimativas de precipitação de um radar banda-S de dupla polarização, localizado na Região Metropolitana de São Paulo. Foram verificadas diferentes resoluções espaciais (500 m, 1 km e 2 km) e diferentes passos de acumulação (10 min., 1 hora e 24 horas) e comparados com 212 estações de superfície. Os resultados mostram que o algoritmo superestima a precipitação para todas as configurações. A magnitude das superestimativas é menor na estação chuvosa (42% - 78%) do que na estação seca (146% - 160 %). Os campos de resolução espacial de 500 m mostraram o melhor desempenho para acumulados de 10 minutos enquanto que para acumulados maiores (1 e 24 horas) não se observou diferenças entres as resoluções avaliadas.

© 2024 - Todos os direitos reservados - Sistema de publicação de trabalhos técnico ABRHidro - Associação Brasileira de Recursos Hídricos
Desenvolvido por Pierin.com