XXIII SBRH - Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos

Data: 24/11/2019 à 28/11/2019
Local: Foz do Iguaçu - PR
ISSN: 2318-0358
Mais informações: https://eventos.abrh.org.br/xxiiisbrh/

UMA NOVA ABORDAGEM NO ENSINO DA ENGENHARIA SANITÁRIA E AMBIENTAL NA UFSM

Código

XXIII-SBRH0098

Autores

Débora Missio Bayer, Rutinéia Tassi, Marilise Mendonça Krügel, Luiza Chiarelli Conte, Érica Enderle Vitalli, Andressa Oliveira Silveira

Tema

Ensino em Recursos Hídricos no Brasil

Resumo

Novas abordagens no processo de ensino-aprendizagem em cursos de graduação em engenharia têm sido discutidas. Essas são uma forma de adaptação ao novo perfil dos discentes e do mercado de trabalho. Nesse sentido, o curso de Engenharia Sanitária e Ambiental da Universidade Federal de Santa Maria propôs um novo Currículo, flexibilizando a aplicação de novas abordagens no ensino. A alteração mais expressiva foi a proposição de um conjunto de novas disciplinas, mais flexíveis e focadas em desenvolver novas e diferentes habilidade. A primeira experiência nessas disciplinas é retratada neste artigo. Mudar o processo tradicional de ensino-aprendizagem é um desafio para o professor, para os discentes e para a universidade. Nossa primeira experiência mostrou-se positiva, mas temos um longo caminho a ser percorrido até que novas abordagens para o ensino-aprendizagem sejam consolidadas e as estruturas físicas das instituições sejam melhoradas.

© 2024 - Todos os direitos reservados - Sistema de publicação de trabalhos técnico ABRHidro - Associação Brasileira de Recursos Hídricos
Desenvolvido por Pierin.com