Data: 24/11/2019 à 28/11/2019
Local: Foz do Iguaçu - PR
ISSN: 2318-0358
Mais informações: https://eventos.abrh.org.br/xxiiisbrh/
UMA NOVA ABORDAGEM NO ENSINO DA ENGENHARIA SANITÁRIA E AMBIENTAL NA UFSM
Código
XXIII-SBRH0098
Autores
Débora Missio Bayer, Rutinéia Tassi, Marilise Mendonça Krügel, Luiza Chiarelli Conte, Érica Enderle Vitalli, Andressa Oliveira Silveira
Tema
Ensino em Recursos Hídricos no Brasil
Resumo
Novas abordagens no processo de ensino-aprendizagem em cursos de graduação em engenharia têm sido discutidas. Essas são uma forma de adaptação ao novo perfil dos discentes e do mercado de trabalho. Nesse sentido, o curso de Engenharia Sanitária e Ambiental da Universidade Federal de Santa Maria propôs um novo Currículo, flexibilizando a aplicação de novas abordagens no ensino. A alteração mais expressiva foi a proposição de um conjunto de novas disciplinas, mais flexíveis e focadas em desenvolver novas e diferentes habilidade. A primeira experiência nessas disciplinas é retratada neste artigo. Mudar o processo tradicional de ensino-aprendizagem é um desafio para o professor, para os discentes e para a universidade. Nossa primeira experiência mostrou-se positiva, mas temos um longo caminho a ser percorrido até que novas abordagens para o ensino-aprendizagem sejam consolidadas e as estruturas físicas das instituições sejam melhoradas.