Data: 18/03/2019 à 22/03/2019
Local: São Cristóvão - SE
Mais informações: https://www.abrhidro.org.br/xiienrehse
Produção do Caranguejo-Uçá no Estado de Sergipe: Avaliação quantitativa/teórica do potencial reaproveitamento de suas cascas como bioadsorvente para remoção de metais-traço em soluções aquosas.
Código
ENREHSE0107
Autores
Thayna Maria da Costa Santos, Adnivia Santos Costa Monteiro, Carolina de Castro Bueno, Erik Sartori Jeunon Gontijo, Roseane dos Santos Nascimento
Tema
Água para Todos: Não Deixar Ninguém para Trás
Resumo
O gerenciamento de resíduos sólidos e o tratamento eficiente de efluentes são atualmente grandes desafios para as Políticas Públicas e Ambientais no Brasil. Existem classes de resíduos orgânicos que não são devidamente descartados provocando danos ambientais e sanitários, além de descartar o potencial tecnológico e econômico existente em resíduos orgânicos. É o caso da casca de caranguejo. O elevado consumo do caranguejo uçá (Ucides cordatus Linnaeus) no Estado de Sergipe ? Nordeste do Brasil tem gerado resíduos que têm se tornado alvo de problemas de poluição e espaço em lixões ou aterros sanitários. Neste cenário, é imperativo encontrar soluções viáveis para unir essas duas problemáticas. Logo, este trabalho teve como objetivo identificar através do levantamento de dados, a localização, o quantitativo da produção/captura de caranguejo e sua comercialização, no Estado de Sergipe a fim de propor em trabalhos futuros, um melhor gerenciamento e aplicabilidade de seus resíduos sólidos, como por exemplo, na produção de bioadsorventes para tratamento e descontaminação de águas com metais-traço.