Data: 20/11/2018 à 24/11/2018
Local: Maceió - AL
ISSN: 2359-1900
Mais informações: https://www.abrh.org.br/xivsrhne
POTABILIDADE DE FONTE ALTERNATIVA DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA: ESTUDO DE CASO EM UMA RESIDÊNCIA NO BAIRRO SANTA PAULA - GOV. VALADARES (MG)
Código
10803
Autores
Fábio Monteiro Cruz, Diego Soares da Silva, Luiz Fernando da Rocha Penna, Flávio José de Assis Barony, KARINA BICALHO ERVILHA DO NASCIMENTO CAMPOS
Tema
12. Saneamento básico: eficiência, reuso e reciclagem
Resumo
Com a problemática dos recursos hídricos e a preocupação com a qualidade da água fornecida pelo sistema publico de abastecimento, o uso da água proveniente de fontes alternativas vem sendo cada vez mais comum no meio urbano. Sua captação por ser mais fácil e de menor custo, muitas vezes não possui tratamento adequado. Desse modo, foram verificadas e coletadas amostras na fonte alternativa de abastecimento para análises físico-químicas e microbiológicas. Os resultados analíticos de pH e turbidez revelaram valores médios de 6,96 e 0,14 UNT?s, respectivamente, em que o pH se encontra em conformidade com os padrões considerados ideais para o abastecimento humano e, o valor da turbidez mostrou-se em níveis considerados muito baixos, ambos em acordo com a portaria de consolidação MS nº 05/2017. Também foram analisados os parâmetros de condutividade e temperatura. Contudo, as análises microbiológicas evidenciaram haver presença do organismo E. Coli nas amostras investigadas, que por sua vez podem vir a ameaçar a saúde dos moradores do local. Pesquisas assim são importantes para melhorar a qualidade de vida da população.