Data: 20/11/2018 à 24/11/2018
Local: Maceió - AL
ISSN: 2359-1900
Mais informações: https://www.abrh.org.br/xivsrhne
PEGADA HÍDRICA DAS CLASSES CONSUMIDORAS QUE COMPÕE O CENTRO UNIVERSITÁRIO DE JOÃO PESSOA (UNIPÊ)
Código
10744
Autores
Ramon Silva Menezes1, Lívia Maria de Medeiros Martins2, Lucivânia Rangel de Araújo Medeiros3, Maria Adriana de Freitas Mágero Ribeiro, Adeilton da Silva Farias
Tema
10. Instrumentos de gestão e tecnologias
Resumo
A escassez de água é um problema que preocupa o destino da humanidade. O modelo de Pegada Hídrica (PH) possibilita calcular o volume de água doce utilizado pelo homem, direta e indiretamente. Portanto, a PH é um instrumento proveitoso para a compreensão e quantificação da utilização dos recursos hídricos. O presente trabalho se caracteriza como uma pesquisa de campo, com abordagem quantitativa; tem por objetivo geral comparar a PH dos estudantes e professores que compõem o Centro Universitário de João Pessoa. Foram utilizados dois instrumentos, um sobre dados sócio demográfico e outro sobre a pegada hídrica, para estimar o consumo de água. Para análise, foi utilizado o manual de avaliação da PH, criada pela Water Footprint Network e foram utilizados os testes de Mam-Whitney e Kruskall-Wallis para comparar a PH de acordo com o sexo, a classe consumidora e a área de atuação. Os resultados indicaram que a PH dos professores aumentou com o crescimento da renda bruta anual. Em termos de gênero, o valor da PH individual das mulheres e dos homens não é o grande fator de contribuição. Em relação a área de atuação das classes consumidoras, foi observado que não há significância quando comparadas.