Data: 20/11/2018 à 24/11/2018
Local: Maceió - AL
ISSN: 2359-1900
Mais informações: https://www.abrh.org.br/xivsrhne
DESENVOLVIMENTO DE UM INDICADOR DE SATISFAÇÃO DOS USUÁRIOS PARA O SERVIÇO DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA NA CIDADE DE CAMPINA GRANDE/PB
Código
10721
Autores
Dayse Luna Barbosa, LUISA EDUARDA LUCENA DE MEDEIROS, Andréa Carla Lima Rodrigues, Rubens Hayran Cabral dos Santos, Fernanda Silva Santos
Tema
12. Saneamento básico: eficiência, reuso e reciclagem
Resumo
Um dos grandes desafios enfrentados pelas companhias de abastecimento de água nos centros urbanos é a prestação de um serviço de qualidade sob os aspectos de infraestrutura, operação, manutenção de redes, qualidade da água oferecida, satisfação do usuário atendido, entre outros. Com o intuito de colaborar com a melhoria do serviço de abastecimento oferecido à população, o presente trabalho propôs o desenvolvimento de um índice de desempenho do serviço de abastecimento de água na cidade de Campina Grande - PB (IDSA-CG). O indicador desenvolvido é o de satisfação do usuário, elaborado a partir do levantamento, em todos os bairros da cidade, da percepção da população a respeito do serviço ofertado. Os resultados referentes ao estudo individual dos indicadores mostraram que os indicadores de infraestrutura e qualidade da água apresentaram valores positivos, definidos na pesquisa. As maiores deficiências do serviço foram associadas aos indicadores operacionais e econômico-financeiros. O indicador de satisfação apresentou um valor de 45,44% que mostrou um usuário medianamente satisfeito com o serviço oferecido pela empresa distribuidora de água na cidade. Obteve-se o IDSA-CG e conclui-se que o serviço disponibilizado à cidade é classificado como REGULAR, sendo necessárias medidas estruturantes e administrativas para a melhoria de sua gestão.