XXII SBRH - Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos

Data: 26/11/2017 à 01/12/2017
Local: Florianópolis - SC
ISSN: 2318-0358
Mais informações: http://www.abrh.org.br/xxiisbrh

PARAMETROS FISICO-QUÍMICOS E NUTRIENTES INORGÂNICOS DISSOLVIDOS NO RIO PERIZES/BAIA DE SÃO JOSÉ DE RIBAMAR, ILHA DE SÃO LUIS - MA.

Código

PAP023131

Autores

Odilon Teixeira de Melo, ANTONIO CARLOS LEAL DE CASTRO, FERNANDO FERREIRA CARVALHO, ROZALIA SUELLEN M. FRANÇA

Tema

10 - Ambientes Costeiros

Resumo

Foram realizadas cinco campanhas de campos compreendo o período seco e chuvoso na região entre o estreito dos Mosquitos e baia de São Jose de Ribamar, ilha de São Luís/MA. O objetivo principal foi levantar dados ambientais (físico-químicos e nutrientes) necessários para subsidiar o projeto biota aquática do rio Perizes/baia de São José. Esses locais se constituem de áreas estuarinas potenciais para o desenvolvimento da piscicultura/carcinicultura. Os resultados mostraram uma variação temporal mais significativa dos parâmetros salinidade (13 a 33g/kg), pH (7,5 a 8,10), oxigênio dissolvido (3,5 a 4,3ml/L), amônio (0,5 a 5µM), nitrato (5 a 15µM) e fosfato (1 a 2,5 µM). A variação espacial é menos evidente comparada com a temporal. Devido a amplitude das mares somente foi possível ter acesso aos pontos de coleta na maré enchente, isto favorece o bombeamento no caso do uso da água para as fazendas de camarão ou de peixes. A variação com ciclo das marés não possível determinar em função da logística de campo. Neste caso seriam necessários várias equipes de amostragem, ou seja, uma para cada ponto de coleta.

© 2024 - Todos os direitos reservados - Sistema de publicação de trabalhos técnico ABRHidro - Associação Brasileira de Recursos Hídricos
Desenvolvido por Pierin.com