XXII SBRH - Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos

Data: 26/11/2017 à 01/12/2017
Local: Florianópolis - SC
ISSN: 2318-0358
Mais informações: http://www.abrh.org.br/xxiisbrh

USO DE IMAGENS DE SATÉLITE PARA AVALIAÇÃO DE ESTRESSE HÍDRICO EM PLANTAÇÕES: APLICAÇÃO AO CASO DA SUB-BACIA DO RIBEIRÃO EXTREMA - DISTRITO FEDERAL.

Código

PAP022836

Autores

Greison Santos Pereira, Oscar de Moraes Cordeiro Netto, Conceição de Maria Albuquerque Alves, Andréia de Almeida

Tema

12 - Conservação e reuso da água

Resumo

O presente trabalho teve por objetivo a análise de estresse hídrico em plantações irrigadas na sub-bacia do ribeirão Extrema, localizada na bacia hidrográfica do rio Preto - Distrito Federal, a partir da análise de imagens de satélite LANDSAT 8. Para tanto foram utilizadas imagens referentes a 2015, contemplando estações de chuvas e o período de seca da região. O processamento digital foi realizado o com auxílio do software ENVI 4.4., com análise das composições coloridas 652 (identificação de áreas verdes) e 543 (infravermelho), para identificação visual do estado das culturas em época de seca, como, também, a aplicação do NDVI (Índice de Vegetação por Diferença Normalizada), para avaliação quantitativa, identificando, assim, culturas sadias em pivôs-centrais, no mês de agosto, correspondente ao período de estiagem, representando forte indício de irrigação. Sendo assim, a análise de imagens de satélite se mostra pertinente para auxílio à ação de fiscalização de pleitos de outorgas emitidas, aplicado em regiões com intenso uso de água para irrigação.

© 2024 - Todos os direitos reservados - Sistema de publicação de trabalhos técnico ABRHidro - Associação Brasileira de Recursos Hídricos
Desenvolvido por Pierin.com