XXII SBRH - Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos

Data: 26/11/2017 à 01/12/2017
Local: Florianópolis - SC
ISSN: 2318-0358
Mais informações: http://www.abrh.org.br/xxiisbrh

DELIMITAÇÃO DE ÁREAS DE ALTO E MUITO ALTO RISCO À INUNDAÇÃO E MOVIMENTOS DE MASSA AOS MUNICÍPIOS DE BRASILÉIA E EPITACIOLÂNDIA, ESTADO DO ACRE, EM RESPOSTA A CHEIA HISTÓRICA OCORRIDA NO PERÍODO DE JANEIRO - MARÇO DE 2015.

Código

PAP023212

Autores

Renato Ribeiro Mendonça, LEVI SOUZA CALLEGARI, Franco Turco Buffon, JOSE ANTONIO DA SILVA, Giancarlo Bonotto

Tema

3 - Extremos hidrológicos

Resumo

No ano de 2015, período compreendido a janeiro-março, a cidades de Brasiléia e Epitaciolândia sofreu a maior enchente de toda sua história, atingindo a inédita cota histórica de 15,55 metros (ANA 2003), acarretando danos onerosos à população. Visando a redução desse tipo de dano, o Governo Federal, em parceria com outros órgãos, buscou executar, em todo o país, o mapeamento das áreas com potencial de risco alto e muito alto a inundação e movimentos de massa. O trabalho aqui apresentado faz parte desse programa governamental onde buscou-se reconhecer e delimitar as áreas de risco encontradas nestes municípios com base em observações de campo e informações locais. Além disso, uma imagem orbital do satélite LandSat8® obtida próxima ao dia do pico máximo da cheia (27 de fevereiro), tratada sob ambiente de GIS (composição de bandas) para realçar feições de interesse, foi de extrema valia no processo de delimitação da mancha de inundação final apresentada.

© 2024 - Todos os direitos reservados - Sistema de publicação de trabalhos técnico ABRHidro - Associação Brasileira de Recursos Hídricos
Desenvolvido por Pierin.com