Data: 26/11/2017 à 01/12/2017
Local: Florianópolis - SC
ISSN: 2318-0358
Mais informações: http://www.abrh.org.br/xxiisbrh
CARACTERIZAÇÃO DOS IMPACTOS GERADOS NA CABECEIRA DO CÓRREGO PINHALZINHO II, UMUARAMA-PR: O CASO DO CENTRO POLIESPORTIVO.
Código
PAP023209
Autores
MARCELLA REGYNA DO NASCIMENTO SCARASSATTI, Thays Mitsuko Tsuji, ANA CAROLINA DE LIMA BARIZÃO, BRUNA DANIELE MOLINA SILVA, GABRIELY MACHADO DA PONTE, Christopher Yuity Kuroda, DALILA CRISTINA GOMES
Tema
1 - Governança e gestão de recursos hídricos
Resumo
A crescente urbanização está intimamente relacionada ao aumento da impermeabilização do solo, muitas vezes suprimindo mananciais e nascentes. Neste contexto está inserida uma das nascentes do Córrego Pinhalzinho II, localizada em uma área considerada pelo atual plano diretor da cidade de Umuarama-PR, urbana de baixa densidade populacional e apresenta feições erosivas desde a década de 70. O objetivo do presente trabalho foi caracterizar a área degradada e os impactos causados na região, bem como levantar os principais fatores que possivelmente contribuíram para tais impactos. A metodologia utilizada baseou-se em revisão de literatura, visitas a campo e análises de imagens de satélite. Os principais impactos observados foram no leito, na planície aluvial, nas feições erosivas, nas vazões, no aporte de sedimentos, além de também implicar impactos em termos ecológicos como a fauna e flora locais. Concluiu-se que as características geológicas do local acrescidas do aumento do escoamento superficial agravaram as condições de erodibilidade, onde com o decorrer dos anos acarretou em significativo aumento da voçoroca, colocando em risco as estruturas do entorno.