Data: 26/11/2017 à 01/12/2017
Local: Florianópolis - SC
ISSN: 2318-0358
Mais informações: http://www.abrh.org.br/xxiisbrh
COMPORTAMENTO HIDRODINÂMICO EM AQUÍFEROS COSTEIROS DA CIDADE SOB INFLUÊNCIA DA MARÉ: IMPLICAÇÕES PELA GESTÃO DOS RECURSOS HÍDRICOS EM RECIFE (PE)
Código
PAP023032
Autores
ANDERSON LUIZ RIBEIRO DE PAIVA, GUILLAUME F. BERTRAND, EDUARDO L. G. A. FERREIRA, RAFAEL VINÍCIUS DE ALBUQUERQUE MONTEIRO, VICTOR HUGO RABELO COELHO, Suzana Maria Gico Lima Montenegro
Tema
6 - Águas subterrâneas
Resumo
No contexto de uma pressão climática e de superexplotação sobre os recursos hídricos em Recife (PE), assim como um aumento global do nível do mar, este trabalho tem por objetivo de avaliar os efeitos potenciais da maré sobre os recursos subterrâneos litorâneos da região, caracterizada por uma alta complexidade hidrogeológica devido à proximidade de um estuário e de mangues. Os resultados preliminares do monitoramento (fevereiro a maio de 2017) das profundidades de nível d'água e da condutividade elétrica em poços multiníveis localizados nos aquíferos superficiais e profundos destacam a grande heterogeneidade espaço-temporal da sensibilidade à maré tanto do ponto de visto hidráulico quanto geoquímico. Essa variabilidade sugere que os efeitos da maré devem ser analisados num quadro maior, incluindo 1) a sazonalidade das precipitações e 2) a variabilidade geológica local e as presenças de litologias impermeáveis (camada de argila entre os aquíferos superficiais e profundos) e condutiva, (paleocanais na proximidade de mangues). Essas conclusões deveriam permitir propor estratégias de gestão dos recursos na área litorânea do Recife, cuja complexidade geológica e socioambiental dificulta o uso dos recursos hídricos a longo prazo.