XXII SBRH - Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos

Data: 26/11/2017 à 01/12/2017
Local: Florianópolis - SC
ISSN: 2318-0358
Mais informações: http://www.abrh.org.br/xxiisbrh

METODOLOGIAS ATIVAS E ENSINO HÍBRIDO: POR UMA NOVA APRENDIZAGEM DE HIDROLOGIA

Código

PAP022707

Autores

MARIA LIDIANA FERREIRA OSMUNDO, JÉSSICA BARBOSA DOS SANTOS, RAQUEL SANTIAGO FREIRE, JOSÉ AIRES DE CASTRO FILHO, Francisco de Assis de Souza Filho

Tema

14 - Tópicos especiais

Resumo

Com base nos conceitos de metodologia ativa e de ensino híbrido, este trabalho tem como objetivo apresentar a metodologia desenvolvida e aplicada na disciplina de Hidrologia, ofertada aos cursos de Engenharia Civil e Engenharia Ambiental da Universidade Federal do Ceará (UFC), bem como evidenciar a percepção dos alunos matriculados em 2016.1 na referida matéria sobre essa nova abordagem. Nesse contexto, valeu-se da técnica de Observação Participativa, coletando dados a partir de entrevistas e questionários aplicados com os alunos, além de entrevista com o professor de Hidrologia. Ao final do estudo, pode-se aferir a importância de se trabalhar novas metodologias no contexto escolar e apresentar os resultados desencadeados desta ação para além do ambiente de ensino.

© 2024 - Todos os direitos reservados - Sistema de publicação de trabalhos técnico ABRHidro - Associação Brasileira de Recursos Hídricos
Desenvolvido por Pierin.com