Data: 26/11/2017 à 01/12/2017
Local: Florianópolis - SC
ISSN: 2318-0358
Mais informações: http://www.abrh.org.br/xxiisbrh
METODOLOGIAS ATIVAS E ENSINO HÍBRIDO: POR UMA NOVA APRENDIZAGEM DE HIDROLOGIA
Código
PAP022707
Autores
MARIA LIDIANA FERREIRA OSMUNDO, JÉSSICA BARBOSA DOS SANTOS, RAQUEL SANTIAGO FREIRE, JOSÉ AIRES DE CASTRO FILHO, Francisco de Assis de Souza Filho
Tema
14 - Tópicos especiais
Resumo
Com base nos conceitos de metodologia ativa e de ensino híbrido, este trabalho tem como objetivo apresentar a metodologia desenvolvida e aplicada na disciplina de Hidrologia, ofertada aos cursos de Engenharia Civil e Engenharia Ambiental da Universidade Federal do Ceará (UFC), bem como evidenciar a percepção dos alunos matriculados em 2016.1 na referida matéria sobre essa nova abordagem. Nesse contexto, valeu-se da técnica de Observação Participativa, coletando dados a partir de entrevistas e questionários aplicados com os alunos, além de entrevista com o professor de Hidrologia. Ao final do estudo, pode-se aferir a importância de se trabalhar novas metodologias no contexto escolar e apresentar os resultados desencadeados desta ação para além do ambiente de ensino.