XXII SBRH - Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos

Data: 26/11/2017 à 01/12/2017
Local: Florianópolis - SC
ISSN: 2318-0358
Mais informações: http://www.abrh.org.br/xxiisbrh

DISTRIBUIÇÃO ESPACIAL DA PERDA DE SOLO DA SUB BACIA DO ALTO RIO DESCOBERTO POR MEIO DA EQUAÇÃO UNIVERSAL DA PERDA DE SOLO (USLE)

Código

PAP023119

Autores

Rafaella Oliveira Baracho, Conceição de Maria Albuquerque Alves

Tema

5 - Modelagem hidrológica, de sedimentos e de qualidade de águas

Resumo

O objetivo deste artigo é determinar a distribuição espacial da perda de solo da sub-bacia do Alto Rio Descoberto por meio da USLE e se utilizando de uma ferramenta de geoprocessamento. A USLE é definida por seis parâmetros: erosividade (R), erodibilidade (K), comprimento de rampa (L), declividade (S), uso do solo (C) e práticas conservacionistas (P). O primeiro passo foi determinar o valor de cada um desses parâmetros. A seguir, aplicou-se a plataforma GISus-M para efetuar o cálculo da perda de solo. Os resultados obtidos se enquadraram dentro do esperado, especialmente analisando a declividade da área estudada. Pesquisas futuras podem ser desenvolvidas a partir desses resultados: os parâmetros K, C e R precisam ser determinados de modo preciso, ainda que eles são sejam os parâmetros de maior influência no modelo USLE.

© 2024 - Todos os direitos reservados - Sistema de publicação de trabalhos técnico ABRHidro - Associação Brasileira de Recursos Hídricos
Desenvolvido por Pierin.com