XXII SBRH - Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos

Data: 26/11/2017 à 01/12/2017
Local: Florianópolis - SC
ISSN: 2318-0358
Mais informações: http://www.abrh.org.br/xxiisbrh

EVENTOS EXTREMOS NA BACIA DO MUNDAÚ: UM ESTUDO REFERENTE AOS DANOS SÓCIOAMBIENTAIS NA ENCHENTE DE 2010 E O ALERTA EM 2017.

Código

PAP023303

Autores

Fábio Araújo da Costa, Andreia Clarinda Carmo Leite, Renata Maria Caminha Mendes de Oliveira Carvalho

Tema

1 - Governança e gestão de recursos hídricos

Resumo

Há um histórico de grandes cheias na Bacia Hidrográfica do Rio Mundaú, em 2010 foi vivenciado uma enchente de proporções catastróficas assim, governos estaduais e a União vêm desenvolvendo estudos, projetos, obras e implementando estrutura de monitoramento para acompanhar e minimizar os impactos nesse tipo de ocorrência. Em 2017, a chuva de maio desencadeou um estado de alerta para a região de Alagoas, que vivenciou mais uma cheia, indicando a necessidade de verificar as ações estruturantes e não estruturantes que foram propostas nas enchentes anteriores. Diante do exposto faz-se importante realizar estudos que auxilie na gestão, nas políticas públicas e medidas mitigadoras de controle de enchentes e inundações, medidas mitigadoras dos efeitos na Bacia do Rio Mundaú. Assim este trabalho tem por objetivo fazer uma análise sobre a enchente de 2010 e fazer e um comparativo com o e o que foi efetivado até chuvas de maio 2017. No estudo foi verificado que ação importante forram implementadas, entretanto muito ainda tem a avançar para promover maior segurança as comunidades afetadas.

© 2024 - Todos os direitos reservados - Sistema de publicação de trabalhos técnico ABRHidro - Associação Brasileira de Recursos Hídricos
Desenvolvido por Pierin.com