XXII SBRH - Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos

Data: 26/11/2017 à 01/12/2017
Local: Florianópolis - SC
ISSN: 2318-0358
Mais informações: http://www.abrh.org.br/xxiisbrh

PROJETO DE PAVIMENTOS PERMEÁVEIS EM ESTACIONAMENTO COM APOIO DE MODELAGEM MATEMÁTICA - MODCEL

Código

PAP022442

Autores

Laurent Feu Grancer Silva Oliveira, Osvaldo Moura Rezende, MARCELO GOMES MIGUEZ

Tema

13 - Manejo de águas urbanas

Resumo

As enchentes são parte do ciclo hidrológico e acontecem quando a calha dos rios não suporta o volume das águas das chuvas que não ficou retido na vegetação da região e não infiltrou no solo. Com a ocupação de áreas naturais de alagamento, a água excedente dos rios entra em conflito direto com as atividades humanas, causando diversos prejuízos de ordem financeira, econômica e social, caracterizando uma inundação urbana. Com o crescimento exponencial da população no último século, o processo de urbanização em regiões ribeirinhas se intensificou enormemente, causando um aumento do desmatamento da mata ciliar e da impermeabilização dos solos, além de uma maior exposição de bens e pessoas aos eventos de enchentes fluviais. O objetivo principal é analisar e comparar o desempenho hidráulico de duas concepções de sistemas de drenagem aplicados a um estacionamento, os quais, geralmente, são locais com grande capacidade de gerar escoamentos superficiais, agravando problemas de alagamentos. A partir das respostas de cada sistema, pretende-se avaliar o funcionamento de pavimentos permeáveis, utilizados como uma medida compensatória dos impactos negativos da urbanização sobre o ciclo hidrológico, buscando simular o efeito de amortecimento do escoamento superficial e os processos de infiltração da água de chuva, quando possível.

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