Data: 26/11/2017 à 01/12/2017
Local: Florianópolis - SC
ISSN: 2318-0358
Mais informações: http://www.abrh.org.br/xxiisbrh
RESERVATÓRIO DE DETENÇÃO EM LOGRADOUROS COMO ALTERNATIVA PARA OS ALAGAMENTOS URBANOS: UMA ANÁLISE PARA A CIDADE DO RECIFE-PE.
Código
PAP022292
Autores
Marcos Antonio Barbosa da Silva Junior, Regina Lúcia Melo de Oliveira, Sergio Ribeiro de Aguiar, PEDRO OLIVEIRA DA SILVA, Simone Rosa da Silva
Tema
13 - Manejo de águas urbanas
Resumo
O processo de urbanização acelerado e não planejado tem acarretado em sérios problemas para a drenagem urbana das cidades brasileiras. Neste sentido, o uso de técnicas compensatórias têm-se tornado bastante utilizado, desde que haja uma sustentável interação entre o desenho urbano consolidado e a solução de drenagem adotada. A cidade do Recife, capital de Pernambuco, consolidada por um processo de urbanização desordenado, possui, atualmente, um sistema de drenagem urbana bastante fragilizado, apresentando 159 pontos críticos de alagamentos. Diante disso, este trabalho analisou o uso de reservatórios de detenção em logradouros, baseado em estudos de casos desenvolvidos pela UPE e UFPE, para conter os alagamentos em localidades da cidade. Verificou-se, nos casos analisados, que houve redução dos picos de cheia e consequentemente a diminuição da área de alagamento. Em contrapartida, o custo de implantação é elevado e necessita de manutenção sistêmica.