Data: 26/11/2017 à 01/12/2017
Local: Florianópolis - SC
ISSN: 2318-0358
Mais informações: http://www.abrh.org.br/xxiisbrh
RECONSTRUÇÃO DE UMA SÉRIE HISTÓRICA DE CLOROFILA-A USANDO IMAGENS DO SENSOR MODIS NO COMPLEXO ESTUARINO-LAGUNAR MUNDAÚ-MANGUABA (CELMM/AL)
Código
PAP022167
Autores
Regina Camara Lins, Jean-Michel Martinez, David Manuel Lelinho da Motta Marques, José Almir Cirilo, Carlos Ruberto Fragoso Junior
Tema
7 - Qualidade da água
Resumo
Informações sobre as concentrações de clorofila-a em ambientes continentais são fundamentais para avaliar o índice de estado trófico (IET) no corpo hídrico. Um monitoramento completo e preciso da qualidade da água requer obtenção de amostras repetidas no tempo e espaço, o que torna seu custo operacional elevado e de difícil manutenção. Desta forma, esse trabalho tem como objetivo determinar e avaliar o comportamento temporal da clorofila-a através da reconstrução da série histórica temporal média entre os anos de 2000 a 2016 nas lagunas do Complexo Estuarino-Lagunar Mundaú-Manguaba (CELMM), localizado no Estado de Alagoas. Para isto, o modelo de duas bandas NIR-Red foi aplicado a imagens do sensor MODIS para recostruir a série de clorofila-a. Este modelo foi calibrado com dados de clorofila-a coletados em campo (r2 = 0.83). A reconstrução da série temporal de longo prazo de clorofila-a por sensoriamento permitiu realizar uma avaliação mais completa dos padrões temporais do estado trófico no CELMM. A série de clorofila-a estimada nas duas lagunas, não se observa uma tendência de aumento ou diminuição das concentrações de clorofila-a ao longo dos anos. Já o IET é mais elevado na laguna Manguaba, com uma permanência de 29% do tempo em Estado Supereutrófico.