XXVI SBRH - Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos

Data: 23/11/2025 à 28/11/2025
Local: Vitória - ES
ISSN: 2318-0358
Mais informações: https://eventos.abrhidro.org.br/xxvisbrh

CARACTERIZAÇÃO GEOELÉTRICA PARA AVALIAÇÃO DE FLUXO INTERNO DE ÁGUA NO CAULE DE ÁRVORES (STEMFLOW): ESTUDO DE CASO EM PEQUIZEIRO (Caryocar brasiliense)

Código

XXVI-SBRH0961

Autores

João Vitor Dias Cerqueira, Samuel Erick Barbosa Vitorino, Pedro Henrique Alves de Oliveira, Andréia de Almeida

Tema

H - Ecossistemas, Biomas e Transição Ecológica

Resumo

Parte da precipitação interceptada pela vegetação pode ser redistribuída através do caule até atingir o solo. Trata-se do processo hidrológico de fluxo interno ao caule (stemflow), apesar de representar uma parcela reduzida do ciclo hidrológico, possui papel importante para manutenção da umidade do solo. Considerando a importância e dificuldade de quantificação do stemflow, o presente estudo teve como objetivo apresentar uma avaliação preliminar da caracterização geoelétrica do caule de um pequizeiro, localizado no campus da Faculdade UnB Planaltina, como estratégia de monitoramento. Considerando que a resistividade elétrica (?) varia de forma inversa em função da umidade do meio, considerou-se o pressuposto de que anomalias condutivas no interior do tronco podem indicar caminhos preferencias para o fluxo da água. O levantamento geofísico foi realizado pelo método elétrico de corrente contínua, com a técnica de caminhamento elétrico e arranjo de Wenner, dispondo eletrodos a cada 0.06 m em uma porção do caule a 1,4m de altura com 0,85m de circunferência. Após o processamento dos dados, obtiveram-se modelos geoelétricos representitvos do caule para os períodos de maio/2024 e junho/2025, com valores de ? entre 0 e 300 Ohm.m. Zonas condutivas foram observadas no interior do caule, em contraponto com as extremidades que indicaram ? superior à 200 Ohm.m. É provável que áreas mais resistivas no entorno do caule sejam indicativas de espaços vazios, preenchidos com ar, que poderão conduzir stemflow durante eventos de chuva. Recomenda-se continuidade do estudo para incorporar o efeito da sazonalidade na caracterização geoelétrica como ferramenta de avaliação do stemflow.

© 2026 - Todos os direitos reservados - Sistema de publicação de trabalhos técnico ABRHidro - Associação Brasileira de Recursos Hídricos
Desenvolvido por Pierin.com