Data: 23/11/2025 à 28/11/2025
Local: Vitória - ES
ISSN: 2318-0358
Mais informações: https://eventos.abrhidro.org.br/xxvisbrh
PLUGIN QGIS PARA CÁLCULO AUTOMATIZADO DE VAZÃO DE PROJETO UTILIZANDO O MÉTODO DO SOIL CONSERVATION SERVICE (HIDROGRAMA UNITÁRIO - SCS)
Código
XXVI-SBRH0929
Autores
Walter de Meira Lima Paiva, Monique de Faria Marins, Naiara da Silva Pitta, Vinícius de Azevedo Silva, André Phillipe dos Santos Batista, Mateus Peixoto Oliveira
Tema
F - Processos Hidrológicos e Monitoramento Integrado de Recursos Hídricos
Resumo
Este trabalho, desenvolvido no contexto do edital FAPERJ nº 04/2024 (Pesquisador na Empresa), em parceria entre duas empresas do setor de consultoria ambiental, apresenta o desenvolvimento de um plugin para o QGIS voltado à modelagem hidrológica utilizando o método do Soil Conservation Service (SCS). O plugin ?Hidrograma Unitário SCS? automatiza o cálculo da vazão de projeto por meio do processamento integrado de dados geoespaciais. Com arquivos de entrada incluindo vetores de delineamento de bacias hidrográficas, modelos digitais de elevação, índices pluviométricos e características de uso e ocupação do solo em formato matricial com base no modelo de Curve Number (CN), com pixels em escala de 1 a 100 unidades. Entre suas principais funcionalidades estão: cálculo do tempo de concentração, geração do hidrograma unitário, estimativa da intensidade de precipitação, distribuição da chuva pelo método dos blocos alternados e convolução dos hidrogramas de cada bloco para obtenção da vazão máxima de projeto. O software também automatiza tarefas como recorte e cálculo de médias em arquivos matriciais, além da estimativa de desníveis. Ele representa a geolocalização e direciona o usuário à informações do CPRM (SGB) sobre postos hidrológicos para o cálculo de intensidade-duração da chuva. A ferramenta oferece uma interface amigável para hidrólogos e engenheiros, com recursos de visualização gráfica e exportação em planilhas, priorizando os métodos recomendados pelo Instituto Estadual do Ambiente do Rio de Janeiro (INEA).