Data: 23/11/2025 à 28/11/2025
Local: Vitória - ES
ISSN: 2318-0358
Mais informações: https://eventos.abrhidro.org.br/xxvisbrh
POTENCIAL DE CAPTAÇÃO E APROVEITAMENTO DE ÁGUA DE CHUVA VIA TECNOLOGIAS SOCIAIS (TS) NO DELTA-ESTUÁRIO DO RIO AMAZONAS (DEA)
Código
XXVI-SBRH0397
Autores
YURI ANTONIO DA SILVA ROCHA, Aline Maria Meiguins de Lima, Maria Luiza Nascimento Dinas, Arthur Gutemberg Andion Farias Moura, Paulo Roberto Estumano Beltrao Junior, Lucas Lima Raiol, Douglas Matheus das Neves Santos
Tema
A - Planejamento e Gestão de Recursos Hídricos e Segurança Hídrica
Resumo
Apesar da abundância de recursos hídricos, a Bacia Hidrográfica do Rio Amazonas abriga inúmeras comunidades rurais e urbanas em situação de insegurança hídrica relacionada com a precariedade de saneamento básico, especialmente no que tange ao abastecimento de água para consumo humano. À vista disso, este trabalho avaliou o potencial de atendimento da demanda hídrica (PADH) a partir da captação e aproveitamento da água de chuva na região do Delta-Estuário do Rio Amazonas (DEA). A análise foi conduzida com dados de precipitação do produto CHIRPS (1995? 2024), aplicando-se equações que estimam o percentual da demanda hídrica suprida pela água pluvial, considerando diferentes faixas de consumo individual estabelecidas pela Organização Mundial da Saúde. Os resultados demonstraram alta variabilidade sazonal no PADH, com atendimento muito satisfatório das demandas durante o período chuvoso e severas limitações no período menos chuvoso. O zoneamento espacial evidenciou desigualdades intra-regionais. Constatou-se que PADH apresenta variabilidade sazonal e que a adoção de Tecnologias Sociais de Captação e Aproveitamento da Água de Chuva (SCAAC), adaptadas às condições ambientais e socioculturais locais, constitui estratégia viável, de baixo custo e alto impacto para a promoção da segurança hídrica em territórios amazônicos vulneráveis.