Data: 08/10/2024 à 11/10/2024
Local: Curitiba/PR
ISSN: 2764-9040
Mais informações: https://www.abrhidro.org.br/ivend/
Modelos preditivos aplicados ao mapeamento de suscetibilidade a movimentos de massa em rodovias
Código
IV-END0201
Autores
Gustavo Bourdot Back, Arthur Campagnoli Morossino
Tema
08 - Movimentos de massa
Resumo
O trabalho teve como objetivo elaborar mapas de suscetibilidade a movimentos de massa a partir dos modelos preditivos Lógica Fuzzy e Peso de Evidência (WoE) para o trecho da BR-282 que passa pelo município de Águas Mornas, em Santa Catarina. Este é um trecho com um histórico significativo de ocorrências de movimento de massa, que além de impactos diretos à infraestrutura viária, são responsáveis por impactos na mobilidade e economia tanto regional quanto estadual. Além do eixo da rodovia, o mapeamento considerou um inventário de deslizamentos no trecho, as unidades geotécnicas que compõe o terreno, e as declividades que formam o relevo. Obteve-se três mapas de suscetibilidade, sendo dois referentes à Lógica Fuzzy e um ao método WoE. Por meio da validação em Curva ROC, os modelos foram classificados como pobres, sendo o modelo Fuzzy gama 0.7 com o melhor desempenho entre os três. Entretanto, destaca-se que os três métodos indicaram trechos semelhantes de suscetibilidade muito alta, permitindo assim que os mapeamentos sejam empregados como base para análises preliminares de viabilidade para intervenções estruturais na rodovia.