IV END - Encontro Nacional de Desastres da ABRHidro

Data: 08/10/2024 à 11/10/2024
Local: Curitiba/PR
ISSN: 2764-9040
Mais informações: https://www.abrhidro.org.br/ivend/

COMPARAÇÃO DAS ÁREAS DE INUNDAÇÃO GERADAS POR ROMPIMENTO REAL DE BARRAGEM E RUPTURA HIPOTÉTICA NAS CONDIÇÕES ATUAIS: ESTUDO DE CASO DE UM BARRAMENTO NO ESTADO DO GOIÁS.

Código

IV-END0122

Autores

Marcos Vinicius Alves da Costa

Tema

05 - Gestão de Risco e de Desastres

Resumo

Simulações de rompimento de barragens são essenciais para delimitação de áreas potencialmente afetadas pelos seus rompimentos. Existem diferentes metodologias que possibilitam este tipo de simulação, destacando-se no Brasil a Metodologia simplificada para geração de manchas de inundação desenvolvida pelo Laboratório Nacional de Engenharia Civil de Portugal (LNEC) e adaptada pela Agência Nacional de Águas (ANA) e a metodologia utilizada pelo software HEC-RAS, desenvolvido pelo Hydrologic Engineering Center (HEC) do United States Army Corps of Engineers (USACE). Este trabalho tem por objetivo comparar os resultados das simulações das duas metodologias apresentadas com o mapeamento obtido da área afetada pelo rompimento de uma barragem de terra no município de Pontalina, Estado de Goiás. O rompimento foi ocasionado por uma chuva que, de acordo com levantamento da estação local, foi a maior já registrada na história local, compreendendo 192mm em 24 horas de aferição. Como a área urbana do município se situa imediatamente a jusante da barragem, áreas urbanizadas foram atingidas. O mapeamento das áreas afetadas ocorreu por meio de levantamento aéreo realizado nos dias seguintes ao evento. O estudo apresentou resultados satisfatórios, porém, com algumas divergências entre os resultados.

© 2024 - Todos os direitos reservados - Sistema de publicação de trabalhos técnico ABRHidro - Associação Brasileira de Recursos Hídricos
Desenvolvido por Pierin.com