Data: 08/10/2024 à 11/10/2024
Local: Curitiba/PR
ISSN: 2764-9040
Mais informações: https://www.abrhidro.org.br/ivend/
ANÁLISE DE ESTABILIDADE DE TALUDE DE RODOVIA
Código
IV-END0021
Autores
Guilherme Semprebom Meller, Clovis Norberto Savi, Álvaro José Back, Gabriel da Silva Souza
Tema
08 - Movimentos de massa
Resumo
Os escorregamentos de taludes em rodovias geram problemas de paralização do fluxo de veículos e riscos de desastres. Para que um empreendimento rodoviário funcione com a devida segurança é necessário um mapeamento geotécnico como princípio para estabelecimento de medidas preventivas. Este estudo tem como objetivo analisar a estabilidade do talude no km 06 da rodovia SC-446. Utilizou-se o software GEO5 2020® para realizar a modelagem matemática e análise de estabilidade do talude. Os cálculos foram baseados na teoria de Mohr-Coulomb, que permite determinar os parâmetros de resistência ao cisalhamento dos solos. A análise de estabilidade foi realizada utilizando o método de Bishop (1955). A análise de estabilidade do talude rodoviário no km 06 da SC-446 revelou que o talude apresenta uma situação de instabilidade tanto em condições secas quanto em condições parcialmente saturadas. Os fatores de segurança calculados, 1,06 para o estado seco e 1,02 para o estado parcialmente saturado, estão significativamente abaixo do valor mínimo recomendado pela norma NBR 11.682:2009, que é de 1,5. Esta situação indica a necessidade de intervenções urgentes para garantir a segurança dos usuários da rodovia. A técnica de solo grampeado com paramento em concreto projetado mostrou-se uma solução viável para aumentar o fator de segurança do talude, sendo recomendada a implementação desta técnica com uma malha regular de grampos com espaçamento de 1,45 metros, comprimento variando de 7 a 11 metros e diâmetro de 32 m.