XXV SBRH - Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos

Data: 19/11/2023 à 24/11/2023
Local: Centro de Convenções AM Malls - Sergipe
ISSN: 2318-0358
Mais informações: http://www.abrhidro.org.br/xxvsbrh

ESTUDO DAS CHUVAS INTENSAS NO MUNICÍPIO DE RIO GRANDE/RS SOB A ÓTICA DA EQUAÇÃO INTENSIDADE - DURAÇÃO - FREQUÊNCIA (IDF)

Código

XXV-SBRH1209

Autores

Giulia Maia Vassão

Tema

10 - Energia, Fontes Renováveis, Hidrologia e Recursos Hídricos

Resumo

A quantificação das precipitações, em especial de chuvas intensas, é de grande valia para a Engenharia Civil e para a caracterização de eventos extremos de uma região. Este trabalho tem como objetivo elaborar uma nova equação IDF para o município de Rio Grande-RS. Para isto, foram utilizados e analisados dados pluviométricos medidos pela estação pluviométrica da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), localizada na cidade de Rio Grande, obtidos junto ao Instituto Nacional de Meteorologia (INMET). Através de consulta realizada no site do INMET, foram obtidas as séries de máximas alturas diárias de chuva para o município de Rio Grande - RS e realizadas verificações aos ajustes de distribuições teóricas de probabilidade, aplicando o método de Gumbel para valores máximos. A verificação do ajuste da série histórica de precipitação máxima diária foi realizada através do teste de aderência de Kolmogorov ? Smirnov. Para a desagregação da chuva máxima diária foi utilizado os coeficientes de desagregação estabelecidos pelo CETESB em 1986. A chuva máxima diária foi desagregada para durações que variaram de 5 a 1440 minutos e períodos de retorno que variaram de 2 a 500 anos. Com base nos resultados obtidos foi estabelecido os parâmetros, por meio do método de mínimos quadrados, da equação IDF que representa as chuvas intensas do município do Rio Grande - RS.

© 2024 - Todos os direitos reservados - Sistema de publicação de trabalhos técnico ABRHidro - Associação Brasileira de Recursos Hídricos
Desenvolvido por Pierin.com