Data: 19/11/2023 à 24/11/2023
Local: Centro de Convenções AM Malls - Sergipe
ISSN: 2318-0358
Mais informações: http://www.abrhidro.org.br/xxvsbrh
Operação hidráulica das usinas hidroelétricas da bacia do rio paraná no período de escassez hídrica do ano de 2021: parte 2 (anos de 2021 e 2022)
Código
XXV-SBRH1183
Autores
Pedro de Souza Garrido Neto, HADASSIANA COSTA CRETON DE OLIVEIRA, Camila Azevedo de Souza, Simone Borim da Silva, Maria Cândida Abib Lima
Tema
13 - Gestão de Reservatórios e Usos Múltiplos
Resumo
A bacia do rio Paraná possui um conjunto de usinas hidroelétricas cuja capacidade máxima de armazenamento é um pouco mais da metade (53%) da capacidade de armazenamento de todo o Sistema Interligado Nacional (SIN), sendo, portanto, uma bacia extremamente relevante para a garantia do atendimento eletroenergético do SIN. Adicionalmente, esses recursos armazenados também são fundamentais para a regularizações das vazões ao longo do período seco, de forma a atender requisitos socioambientais. Nesse contexto, este artigo é a segunda parte de um trabalho que relata a situação hidrológica desfavorável que a bacia do rio Paraná enfrentou recentemente bem como os destaques da operação hidráulica de reservatórios nela localizados com vistas à manutenção da governabilidade hidráulica em uma das piores situações de escassez hídrica verificada para essa bacia. Nesta segunda parte, serão apresentadas as condições hidrológicas observadas, bem como as medidas adotadas na operação hidráulica dos reservatórios dessa bacia desde o período seco de 2021 até o início do período chuvoso de 2022. Conclui-se que a flexibilização de restrições hidráulicas existentes em usinas hidroelétricas situadas na bacia foi fundamental para o atendimento dos usos múltiplos da água e manutenção da governabilidade hidráulica da bacia.