XXV SBRH - Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos

Data: 19/11/2023 à 24/11/2023
Local: Centro de Convenções AM Malls - Sergipe
ISSN: 2318-0358
Mais informações: http://www.abrhidro.org.br/xxvsbrh

OPERAÇÃO TESTE COORDENADA PARA LIMPEZA DAS PLANTAS AQUÁTICAS NOS RIOS TIETÊ E PARANÁ (PASS-THROUGH)

Código

XXV-SBRH1068

Autores

HADASSIANA COSTA CRETON DE OLIVEIRA, Camila Azevedo de Souza, Pedro de Souza Garrido Neto, Simone Borim da Silva, Cláudio Donizeti de Lima Jr.

Tema

24 - Planejamento e Gestão de Recursos Hídricos

Resumo

As macrófitas aquáticas desempenham funções importantes para o ecossistema aquático, pois são responsáveis por manter o equilíbrio natural, além de servir de alimento e refúgio para peixes e outros organismos. Entretanto, em reservatórios de Usinas Hidroelétricas (UHEs), a presença excessiva dessas plantas acaba prejudicando o potencial dos usos múltiplos dos reservatórios e interfere, principalmente, na geração de energia elétrica. Este trabalho tem como objetivo demonstrar como foi realizada a operação de limpeza de macrófitas acumuladas no rio Tietê em seu trecho a jusante da UHE Três Irmãos, a qual ocorreu entre os dias 4 e 16 de janeiro de 2023 e foi coordenada pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) com os agentes responsáveis pela operação das usinas da cascata do rio Tietê e das UHEs Ilha Solteira e Jupiá, localizadas no rio Paraná. A partir da realização dessa operação de limpeza, a UHE Três Irmãos retornou as suas condições normais de geração de energia, não sendo mais necessária a prática de uma geração reduzida para evitar o descolamento dessas plantas, tendo sido observada uma grande redução de macrófitas no rio Tietê, sem impactos nas demais usinas da cascata do rio Paraná.

© 2024 - Todos os direitos reservados - Sistema de publicação de trabalhos técnico ABRHidro - Associação Brasileira de Recursos Hídricos
Desenvolvido por Pierin.com