XXV SBRH - Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos

Data: 19/11/2023 à 24/11/2023
Local: Centro de Convenções AM Malls - Sergipe
ISSN: 2318-0358
Mais informações: http://www.abrhidro.org.br/xxvsbrh

AVALIAÇÃO DE RESTAURAÇÃO FLORESTAL DE MATA CILIAR E COMPARATIVO NA APLICAÇÃO DO ÍNDICE DE COBERTURA DE COPAS PELO MÉTODO DE INTERSECÇÃO DAS LINHAS (MIL) E PELO ÍNDICE DE VEGETAÇÃO POR DIFERENÇA NORMALIZADA (NDVI)

Código

XXV-SBRH0803

Autores

Vitória Fernandes de Melo Lima, Ana Rosinery Luz Silva Santos, José Gabriel Vieira Santos, RAUL FELIX ALVES DE MOURA

Tema

26 - Proteção de Mananciais e Recuperação Ambiental de Bacias Hidrográficas

Resumo

Durante a implementação de obras de infraestrutura, por vezes, se faz necessária a intervenção em áreas de mata ciliar, o que obriga o empreendedor a realizar a reposição florestal. Para a avaliação do sucesso da restauração florestal, é importante a seleção de uma metodologia robusta, de fácil aplicação e de bom custo-benefício. O objetivo desse estudo foi avaliar um plantio de restauração florestal de 4,32 ha de mata ciliar pela da cobertura das copas pelo método de intersecção das linhas (MIL) e pela refletância da clorofila pelo índice de vegetação por diferença normalizada (NDVI). Tanto os resultados da cobertura de copa quando do NDVI mostram sucesso do projeto de restauração. Os resultados dos parâmetros biométricos apresentaram correlação positiva com o MIL e o NDVI. Por fim, evidenciou-se que o MIL e o NDVI apresentaram resultados compatíveis, reforçando o uso de sensoriamento remoto como uma poderosa ferramenta para avaliação de projetos de restauração florestal por sua facilidade, rapidez e redução dos custos de monitoramento.

© 2024 - Todos os direitos reservados - Sistema de publicação de trabalhos técnico ABRHidro - Associação Brasileira de Recursos Hídricos
Desenvolvido por Pierin.com