XXV SBRH - Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos

Data: 19/11/2023 à 24/11/2023
Local: Centro de Convenções AM Malls - Sergipe
ISSN: 2318-0358
Mais informações: http://www.abrhidro.org.br/xxvsbrh

CONTROLE DE BIOMASSA ALGAL EM ÁGUA DE RESERVATÓRIO EUTRÓFICO SEMIÁRIDO: EXPERIMENTO EM MICROESCALA COM A TÉCNICA ?FLOC & SINK?

Código

XXV-SBRH0494

Autores

Luan Farias de Lima, Herika Cavalcante Dantas da Silva, Vanessa Becker

Tema

26 - Proteção de Mananciais e Recuperação Ambiental de Bacias Hidrográficas

Resumo

A ocorrência de florações de algas é o principal sintoma da eutrofização. O rápido aumento da biomassa algal, em especial nos casos de ocorrência de cianobactérias potencialmente tóxicas, provoca danos econômicos, ecológicos e de saúde humana, comprometendo o abastecimento de água em áreas que sofrem com escassez hídrica, como o semiárido brasileiro. Dessa forma, o controle da proliferação de cianobactérias é essencial e urgente. A aplicação combinada de coagulantes e argilas, técnica de mitigação da eutrofização, conhecida como Floc & Sink, é um método promissor de controle de florações. Neste trabalho, testou-se em laboratório a eficiência da aplicação do coagulante policloreto de alumínio (PAC) e de duas argilas bentonitas, uma natural (BEN) e uma modificada com lantânio (BML), na sedimentação de biomassa algal de águas eutróficas da semiárida, provenientes do reservatório Boqueirão, na Paraíba. Os testes laboratoriais mostraram que a técnica é eficiente, uma vez que, mesmo em pequenas doses (2 mg.L-1), o PAC já foi suficiente para sedimentar biomassa em quantidade significativamente maior que o controle. Além disso, as argilas (BEN e BML) apresentaram semelhante eficiência. Porém, a argila natural (BEN) provocou aumento na turbidez da água, sendo considerado um efeito negativo.

© 2024 - Todos os direitos reservados - Sistema de publicação de trabalhos técnico ABRHidro - Associação Brasileira de Recursos Hídricos
Desenvolvido por Pierin.com