Data: 19/11/2023 à 24/11/2023
Local: Centro de Convenções AM Malls - Sergipe
ISSN: 2318-0358
Mais informações: http://www.abrhidro.org.br/xxvsbrh
DESENVOLVIMENTO DE UM SISTEMA DE ALERTA DE DESLIZAMENTOS DE TERRA EM ESCALA MUNICIPAL: MONITORAMENTO, GATILHOS E PREVISÃO METEOROLÓGICA
Código
XXV-SBRH0477
Autores
Alexandre Cunha Costa, Jocyanno Vittor da Silva Cipriano, Renan Neves Rego, Carlle Gabryelle Silva de Oliveira, Jorge Marcelo Brandão Orengo, RONI VALTER DE SOUZA GUEDES, Thiago Luiz do Vale Silva, Cristóvão Brito, Fernando Pontual de Souza Leão Jr.
Tema
16 - Hidroclimatologia, Segurança Hídrica, Risco, Escassez, Inundações e Desastres
Resumo
No Brasil, existem mais de 9,5 milhões de pessoas vivendo em áreas de risco, sob diferentes pressões e condições regionais e locais. O objetivo geral deste estudo é desenvolver um sistema de alerta de deslizamentos de terra adaptado às condições locais de eventos extremos, de dados disponíveis, de serviços meteorológicos operacionais e de necessidades da defesa civil do município em estudo. Primeiramente, uma série temporal diária de deslizamentos de terra foi produzida na escala municipal. Dados de precipitação foram tratados e acumulados em diferentes janelas de tempo (1 dia até 28 dias). Esses dados foram cruzados para a estimativa de gatilhos hidrometeorológicos de deslizamentos. Por fim, para antecipação de 24 e 48 horas, o serviço meteorológico local foi acoplado ao monitoramento em tempo real da precipitação e aos gatilhos hidrometeorológicos. Ao todo, cinco gatilhos foram estimados para todo o município, referentes a duas estações meteorológicas. Em média, o total de acertos (verdadeiro positivo + falso positivo) foi maior que 90% para três categorias de impacto de deslizamentos: extremo (acima de 30 ocorrências de deslizamentos por dia), alto (acima de 20 ocorrências) e moderado (acima de 10 ocorrências), quando considerado o histórico diário de deslizamentos de 2015 a 2021. A verificação do acoplamento dos gatilhos com o serviço meteorológico local está em andamento. A sistema é escalável para outros municípios do país, assim como aplicável para outros tipos de eventos como enxurradas e alagamentos urbanos, e pode ser combinada com boletins e avisos de órgãos que possuem atuação à nível federal.