XXV SBRH - Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos

Data: 19/11/2023 à 24/11/2023
Local: Centro de Convenções AM Malls - Sergipe
ISSN: 2318-0358
Mais informações: http://www.abrhidro.org.br/xxvsbrh

ANÁLISE DE COMPONENTES PRINCIPAIS APLICADA NA AVALIÇÃO DA EFICIÊNCIA DA REDE DE MONITORAMENTO DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO PIAUÍ, NO ESTADO DE SERGIPE.

Código

XXV-SBRH0439

Autores

Ellen Santos Hora, Adnivia Santos Costa Monteiro, José do Patrocínio Hora Alves

Tema

17 - Inovação Tecnológica e Monitoramento para a Gestão Quali-quantitativa em Sistemas Ambientais (Rios, Reservatórios e Redes de Distribuição de Água)

Resumo

Nesse estudo foi avaliada a eficiência da rede de monitoramento da qualidade da água da bacia hidrográfica do rio Piauí, usando a análise estatística multivariada de componentes principais (ACP). Foi usado o conjunto dos dados obtidos em 2013, 2014 e 2018, em 20 estações de amostragem e contemplando a medida das concentrações de 17 parâmetros da qualidade da água. Os testes de Kaiser-Meyer-Olkin (KMO) e de esfericidade de Bartlett, mostraram que o conjunto dos dados são adequados para aplicação da ACP. Na ACP foi usada a média dos 17 parâmetros de qualidade da água obtidos em 3 campanhas de amostragem. Todas as 20 estações de amostragem foram indicadas pela ACP como principais (peso > 0,700) e, portanto, devem ser mantidas no programa de monitoramento. Dos 17 parâmetros avaliados, a ACP destacou 9 (dureza, cor, sólidos totais dissolvidos, bicarbonato, fósforo total, carbono orgânico dissolvido, sódio, cálcio, cloreto) como essenciais, ou seja, àqueles que detêm as maiores variações na qualidade da água.

© 2024 - Todos os direitos reservados - Sistema de publicação de trabalhos técnico ABRHidro - Associação Brasileira de Recursos Hídricos
Desenvolvido por Pierin.com