XXV SBRH - Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos

Data: 19/11/2023 à 24/11/2023
Local: Centro de Convenções AM Malls - Sergipe
ISSN: 2318-0358
Mais informações: http://www.abrhidro.org.br/xxvsbrh

MODELO HIDROGEOLÓGICO CONCEITUAL DA REGIÃO DE BRUMADINHO, NA REGIÃO ENTRE AS SERRAS DO CURRAL E DE TRÊS IRMÃOS

Código

XXV-SBRH0203

Autores

Alex Rodrigues de Freitas, Rodrigo Sérgio de Paula, Gabriela Teixeira

Tema

STE15 - Hidrologia Subterrânea: Modelagem, Monitoramento, Contaminação, Remediação e Avaliação de Risco (Groundwater Hydrology: Modeling, Monitoring, Contamination, Remediation and Risk Analysis)

Resumo

O Quadrilátero Ferrífero representa uma importante província mineral brasileira, com depósitos de ferro e ouro. Além disso, a região abriga importantes aquíferos que abastecem a região metropolitana de Belo Horizonte. O presente trabalho sintetiza informações hidrogeológicas compiladas das principais bases públicas locais. Foram compilados dados pluviométricos, fluviométricos e de bombeamento por poços tubulares, que permitiram estimar as principais informações hidrogeológicas dos aquíferos locais, como parâmetros hidrodinâmicos e recarga aquífera. As informações foram consolidadas na forma de um modelo hidrogeológico conceitual, que permitiu definir as condições locais de fluxo subterrâneo, extensão da influência dos rebaixamentos quando operantes, e características das principais unidades aquíferas locais. Observa-se que os principais aquíferos locais são o Cauê, essencialmente itabirítico de dupla porosidade (granular e fissural), Cristalino (fissural) e Grandarela (cártisco-fissural). O aquífero com os maiores bombeamentos é o Cauê, seguido do cristalino e Gandarela. Além disso, o Cauê apresentou as maiores condutividades hidráulicas. As maiores recargas foram calculadas para o aquífero cristalino, e as menores para o Gandarela, que apresenta grandes porções argilosas. Finalmente, a potenciometria mostrou que as serras do Curral e Três Irmãos representam grandes condicionantes de fluxo, sendo seus topos verdadeiros divisores de águas. O fluxo subterrâneo majoritário é da Serra Três Irmãos para o sul, ocorrendo o inverso em sua vertente norte.

© 2024 - Todos os direitos reservados - Sistema de publicação de trabalhos técnico ABRHidro - Associação Brasileira de Recursos Hídricos
Desenvolvido por Pierin.com