IV SRHPS - Simpósio de Recursos Hídricos da Bacia do Rio Paraíba do Sul

Data: 11/04/2023 à 13/04/2023
Local: IFF - Instituto Federal Fluminense - Campos dos Goytacazes
Mais informações: https://www.abrhidro.org.br/ivsrhps/

Por que permitiram ?essa? alteração da paisagem da Bacia da Represa de São Pedro em Juiz de Fora (MG) nos últimos 20 anos?

Código

IV-SRHPS0093

Autores

CÉZAR HENRIQUE BARRA ROCHA, Diogo Parreira Lapa, Francisco Carlos Moreira Gomes

Tema

08 - Gestão dos recursos hídricos (conflitos de usos da água)

Resumo

A Bacia de contribuição da Represa de São Pedro situada em Juiz de Fora (MG) sofreu nos últimos 20 anos uma alteração considerável na sua paisagem. A Represa fornece desde 1967 cerca de 140 litros/segundo de água para 15 bairros com diversas vantagens. Entretanto, a pressão que esta área sofre através da especulação imobiliária traz um risco a manutenção da qualidade da sua água para abastecimento público. O objetivo deste artigo foi demonstrar a perda de qualidade ambiental desta área nos últimos 20 anos. A metodologia constou do uso de cartas de uso do solo nos anos de 2000 e 2020 obtidas pelo MapBiomas e aplicação das métricas ecológicas de paisagem através do plugin LecoS do software de geoprocessamento de código livre QGIS. Os resultados mostraram um aumento da fragmentação da paisagem refletida no aumento do número de fragmentos de 37 para 52 e ampliação da área de borda de 46,14 ha para 55,92 ha expondo os remanescentes que restaram. Isso dificulta a formação de corredores ecológicos para fauna e reflete na quantidade e qualidade da água gerada por esta Bacia. Há necessidade de interferência do poder público no sentido de criar regras para proteção desta área, o que não foi verificado nos últimos anos.

© 2024 - Todos os direitos reservados - Sistema de publicação de trabalhos técnico ABRHidro - Associação Brasileira de Recursos Hídricos
Desenvolvido por Pierin.com