Data: 11/04/2023 à 13/04/2023
Local: IFF - Instituto Federal Fluminense - Campos dos Goytacazes
Mais informações: https://www.abrhidro.org.br/ivsrhps/
REFLEXÕES SOBRE O USO DE NASCENTES COMO OBJETOS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL
Código
IV-SRHPS0072
Autores
Nicolle Rodrigues Grizendi Rocha
Tema
09 - Educação ambiental
Resumo
? A Educação Ambiental Crítica tem como objetivo discutir elementos da realidade socioambiental do aluno e da escola, principalmente as relações de poder envolvidas nela, dentro desse escopo estão inseridas as nascentes, sendo elementos centrais do ciclo hidrossocial. Sob esse viés, foi realizada uma revisão bibliográfica, além de dois questionários para professores e alunos de municípios que compõem a bacia hidrográfica do rio Paraíba do Sul, com o intuito de averiguar se as nascentes são abordadas dentro das escolas. Como principal ferramenta foi utilizado o Google Forms juntamente com o método snowball por meio das redes sociais Facebook e Whatsapp. As 91 respostas obtidas demonstram que as nascentes são abordadas, porém ainda é possível levantar outras discussões sobre a perspectiva levada em consideração. Outrossim, foi discutido como BNCC trata a Educação Ambiental de maneira generalizada e traz pouco foco a essa temática na normativa. Por fim, cabe ressaltar uma importante reflexão acerca de qual conceito de nascentes é tratado nos ambientes de ensino, além de enfatizar a abordagem da nascente como um objeto de estudo transdisciplinar e questionar o nível de conservadorismo da Educação ambiental na prática na educação brasileira.