IV SRHPS - Simpósio de Recursos Hídricos da Bacia do Rio Paraíba do Sul

Data: 11/04/2023 à 13/04/2023
Local: IFF - Instituto Federal Fluminense - Campos dos Goytacazes
Mais informações: https://www.abrhidro.org.br/ivsrhps/

MODELAGEM DAS VAZÕES MÉDIAS DE CONTRIBUIÇÃO PARA O RESERVATÓRIO DE CHAPÉU D'UVAS COM O MODELO SWAT

Código

IV-SRHPS0069

Autores

Celso Bandeira de Melo Ribeiro, Thais Therezinha Rezende de Melo, George de Cassia Mendes, Marcel Pereira de Andrade

Tema

01 - Modelagem fluvial, de costas e estuários (morfologia, hidrodinâmica, qualidade da água, transporte de sedimentos, intrusão salina, erosão)

Resumo

O reservatório de Chapéu d'Uvas vem despertando grande interesse pelo uso de seus recursos hídricos para diferentes finalidades, dentre as quais destacamos: manancial de abastecimento público, lazer, pesca, controle de inundações, entre outros. Entretanto, a sua bacia de contribuição não possui nenhuma estação fluviométrica, para o monitoramento de vazões. Assim, os modelos hidrológicos se apresentam como uma boa alternativa para estimadas das vazões nesse local. Neste sentido, o objetivo deste trabalho é parametrizar e modelar a bacia de contribuição para o reservatório de Chapéu d'Uvas, para estimar as vazões médias de longo período, utilizando o modelo hidrológico semidistribuído SWAT (Soil and Water Assessment Tool). O banco de dados necessário para a alimentação do modelo foi preparado com os parâmetros físicos, como uso do solo, topografia e tipos de solo e informações de séries históricas de parâmetros meteorológicos, compreendidos entre os anos de 1983 e 2015, em escala diária. A abordagem metodológica permitiu uma melhor compreensão dos fluxos afluentes ao reservatório de Chapéu d'Uvas, fornecendo informações para planejamento e tomada de decisões no que concerne ao gerenciamento de recursos hídricos nesta importante bacia.

© 2024 - Todos os direitos reservados - Sistema de publicação de trabalhos técnico ABRHidro - Associação Brasileira de Recursos Hídricos
Desenvolvido por Pierin.com