IV SRHPS - Simpósio de Recursos Hídricos da Bacia do Rio Paraíba do Sul

Data: 11/04/2023 à 13/04/2023
Local: IFF - Instituto Federal Fluminense - Campos dos Goytacazes
Mais informações: https://www.abrhidro.org.br/ivsrhps/

MODELAGEM HIDROLÓGICA CHUVA-VAZÃO NA AVALIAÇÃO DO IMPACTO DA URBANIZAÇÃO NA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO PARAIBA DO SUL, NA SUB-BACIA DO CÓRREGO SÃO PEDRO EM JUIZ DE FORA.

Código

IV-SRHPS0059

Autores

Eduarda Trindade Filgueiras, Rafaela de Mauro Tortorelli, Celso Bandeira de Melo Ribeiro

Tema

03 - Inundações urbanas

Resumo

A urbanização acelerada ao longo do tempo tem um impacto direto no comportamento hidrológico dentro de uma bacia hidrográfica. O presente estudo contempla nove cenários simulados na região de Juiz de Fora durante os anos de 1990, 2000 e 2021, utilizando a modelagem hidrológica chuva-vazão por meio do método SCS, no software HEC-HMS. Neste contexto, o uso e a ocupação do solo e o tipo de solo foram relacionados à relação de Intensidade-Duração-Frequência (IDF) para os tempos de retorno de 50, 100 e 500 anos, com duração de 2 horas. Como resultado, os dados fluviométricos e de volume de pico gerados serão úteis para confirmar o efeito da alteração na utilização do solo sobre os valores de vazão e de volume de descarga da bacia, bem como sobre a capacidade da área em suportar a vazão gerada para cada evento de precipitação avaliado.

© 2024 - Todos os direitos reservados - Sistema de publicação de trabalhos técnico ABRHidro - Associação Brasileira de Recursos Hídricos
Desenvolvido por Pierin.com