Data: 21/03/2023 à 23/03/2023
Local: Aracaju-SE
Mais informações: http://www.abrhidro.org.br/xvenrehse
MACRÓFITAS PARA O APRENDIZADO SOBRE RECURSOS HÍDRICOS: UM RELATO DE CASO
Código
XV-ENREHSE0024
Autores
Gabriel Rodrigues de Sá, JULIANA SCHOBER GONÇALVES DE LIMA, Nara Andrade de Freitas, Alex Souza Lira, Jaine dos Santos Rodrigues, Robson Gomes do Nascimento, Luciana Marília Oliveira da Silva, Marla Ibrahim Uehbe de Oliveira, Victor Jing Dong Moreira Xu
Tema
Educação ambiental voltada à preservação dos mananciais
Resumo
As macrófitas são ótimas bioindicadoras em ecossistemas aquáticos, pois além de serem encontradas com frequência nesses ecossistemas elas também possuem importante papel na determinação da qualidade da água. Algumas espécies apresentam uma enorme capacidade em absorver nutrientes presentes em corpos d?água, são conhecidas como espécies filtradoras e possuem um grande potencial como fitorremediadoras. O objetivo dessa ação foi desenvolver práticas de educação ambiental sobre ecossistemas aquáticos que permitissem relacionar o conhecimento acadêmico a respeito das macrófitas aquáticas com práticas de ensino de nível superior e a disseminação do conhecimento sobre os ecossistemas aquáticos para a sociedade, com foco nas escolas públicas. Assim, buscou-se desenvolver ações transformadoras para a preservação dos ecossistemas aquáticos por meio da educação ambiental. Utilizando um circuito educativo e interativo composto por jogos didáticos, filtro biológico de macrófitas, jardim vertical, maquete e aquários, alunos de uma escola pública da cidade de São Cristóvão (SE), puderam aprender aspectos variados sobre os ecossistemas aquáticos, incluindo como as macrófitas aquáticas são capazes de colaborar para a limpeza de efluentes domésticos. Como resultado as macrófitas evidenciaram grande potencial para serem utilizadas como ferramenta para uma educação ambiental transformadora que busca sensibilizar a sociedade sobre a importância de preservar os ecossistemas aquáticos.